Opte por um caminho solo! Franquias no fitness não são a única solução.

Silvio on 14 de maio de 2019

É inegável o sucesso da expansão das redes de academias, como Smartfit e Bluefit que temos orgulho em dizer que literalmente “startamos” do zero, elas já foram uma “start-up” com diferentes histórias de “seed-money”  ou “angel capital”. Assim como, a Bioritmo, que reiniciamos um novo processo conceitual quando da abertura no Shopping Pátio Higienópolis na cidade de São Paulo e outras 20 unidades à partir daí. Existe uma dezena de grupos incríveis que expandiram, em geral, com muita competência e visão. Mas a abordagem de hoje diz respeito a quando um empresário do setor de fitness ou não, vislumbre o caminho da abertura de uma nova academia ou estúdio, sendo ela louvável e perfeitamente possível sem pertencer a uma rede ou grupo existente.

Em nossa visão, o arquiteto especialista traz o conhecimento de anos de como iniciar este processo de criação do business. Você, empresário ou empreendedor, não estará sozinho. Não se trata apenas de um projeto arquitetônico que visa a estética. Estamos falando de um consultoria natural de negócios que se estende desde a homologação pessoal (e, às vezes, tecnológica) da aprovação do ponto comercial da nova academia, a escolha da metragem mais adequada, a organização das atividades e espaços físicos a serem implantados, a questão da fachada, da comunicação visual e digital, as cores, o layout, fazer da recepção um ponto de vendas constante e mostrar, entre dezenas de outros pontos cruciais da academia, a importância da climatização e exaustão e, fundamentalmente, acredite, o que muitas vezes passa desapercebido ou menosprezado, os vestiários, tanto masculino quanto o feminino, com suas diferenças de posicionamento na planta, acessórios, entre outros itens como revestimentos.

A escolha do  caminho solo no varejo ou no fitness é sim desbravar e literalmente empreender e aprender. Evidentemente que hoje possuímos inúmeros softwares de gestão e controle que auxiliam o empreendedor, assim como, um projeto denso de marketing digital com especialistas de fora do setor, com ampla visão de negócios de outras áreas, as mais diversas possíveis, possam trazer experiências mais enriquecedoras. A compra das equipamentos e acessórios fitness não são a razão da existência da academia. É, na verdade, a sua missão e valores, (e isto não é nada clichê), são aliás bases fundamentais para a existência da academia e quais os seus propósitos junto ao seu consumidor final. Hoje a gama de marcas que o novo empresário terá à sua frente é incrível de produtos importados, nacionais e os assumidos “made in china”. (Assumidos porque hoje o maior parque industrial de fabricação dos equipamentos de fitness está na China e países vizinhos e não há como negar que quase todas estejam produzindo por lá). Uns assumem aonde está sendo feita a sua produção, outros não.

Em nossa análise, hoje quase que automática, olhamos para vários parâmetros para aprovação do ponto. Se nossa consultoria inicia-se à partir do imóvel ou o ponto a ser edificado já está escolhido, também é bom. Veja, voltando ao âmago da questão, o mercado consumidor quer academias e novas academias, ter a sensação de respirar novos ares e, dentro do possível, ter experiências em alguns dos 5 sentidos que a arquitetura poderá proporcionar. Claro que o “background” como empresário ou empreendedor é muito importante aqui mas, antes de tudo, estar 100% solo no projeto ou estar com um grupo, qualquer número que seja, de pessoas que busquem o mesmo objetivo em suas carreiras, além do caráter e comprovado conhecimento ao novo negócio que nasce, é o ponto mais importante. As franquias presumo, ao menos no fitness, devem representar 5% do mercado de academias no Brasil (e eu não teria problema em ser corrigido e atualizado caso o número esteja muito impreciso). De qualquer maneira, sendo você de qualquer capital ou interior de seu Estado, você não estará sozinho e existe um País inteiro a ser explorado com novas idéias neste segmento e no varejo em geral.

Silvio Priszkulnik é diretor comercial associado da Arquitetura Fitness & Arquitetura Varejo, marcas fantasias da Kabbani Arquitetura e da K3 Inova Engenharia, uma start-up em obras com alto padrão em execução. É formado em Economia e Direito, trabalhou em missões comerciais na Europa e, em especial, na Ásia. É consultor de novas academias e negócios do varejo pela Formula K3.

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